Tuesday, February 1, 2011

Sileni Cellar Selection Sauvignon Blanc 2009

Com o calor senegales que tem feito em sampa, mesmo que contra minha preferência por tintos, tenho apostado em vinhos brancos e refrescantes para acompanhar, ou não, minhas refeições especialmente aos finais de semana. E esta é minha primeira incurssão pelo novo mundo da Nova Zelândia, e de antemão já digo que tenho pouco experiência nestes vinhos. O que tenho lido e tentado aprender sobre eles me levou a esta compra, um vinho de Marlborough. Checando um pouco a página da vinícola na internet, pude perceber que esta deve ser uma das maiores do país, com uma grande linhas de vinhos, e entre eles o que eu vou falar um pouco sobre. Vamos a minhas impressões.

Na taça o vinho apresentou coloração amarelho palha com alguns reflexos esverdeados, muito brilhante e com poucas e rápidas lágrimas formadas.

No nariz aromas de maracujá bem fresco que com o tempo em taça parece que "amadureceu" um pouco e leve lembrança mineral (me trás lembrança de maresia, de praia). Existia ainda um aroma de urina de gato, mas sem parecer desagradável. Ponto para a Nikita (minha gatinha) e minha professora do curso de sommellerie para enófilos Alexandra Corvo, que me ensinou a identificar tal aroma.

Mas é na boca que o vinho se mostrou ainda mais agradável. Extremamente fresco, com uma acidez muito gostosa, o vinho trouxe na boca maracujá mais maduro e um pouco de vegetal, algo como grama cortada. De médio o corpo, o vinho ainda possui persistência bem longa e leve picância no final.

Enfim, minha primeira impressão sobre os vinhos da NZ foi a melhor possível, só espero que eu consiga experimentar mais. Valeu a compra!

Saúde!

No comments:

Post a Comment